logo

Atualidades

Vereador Miltinho defende municipalização do Trânsito em Araputanga


img

Em sessão realizada no último dia 28/02, a Câmara Municipal aprovou a indicação do Vereador Milton Ribeiro de Paiva “Miltinho”, (PP), sugerindo ao Poder Executivo Municipal que analise a possibilidade de municipalizar o Trânsito de Araputanga.
 
   
Com a municipalização do trânsito, a Prefeitura torna-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, assumindo as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.
 
 
Para o Vereador a iniciativa da Prefeitura para a municipalização do trânsito é muito importante. “A gestão do trânsito deve ser realizada para privilegiar o cidadão, levando segurança e qualidade de vida a pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de automóveis, caminhões, ônibus ou condutores de veículos de tração animal”, finalizou Miltinho.
 
 
Ele destacou  que as administrações municipais em todo o País vem respondendo com entusiasmo e seriedade ao desafio, enfatizando que cerca de 300 municípios já estão integrados ao sistema, totalizando mais de 80% da frota nacional de veículos

A Constituição Federal confere aos municípios a autonomia para formular e aplicar políticas públicas voltadas para a organização do trânsito, sendo que o Código de Trânsito Brasileiro através da Lei 9.503/97 determinou aos municípios a gestão do serviço.
 
 
Foto: Didmo Randerson

ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.